Pular para o conteúdo principal

Parágrafo "dialógico" sobre o texto Animação Cultural

 

                           

                                    ANIMAÇÃO CULTURAL


O filósofo Vilém Flusser, um dos pioneiros na compreensão da importância das tecnologias de informação na sociedade, em sua obra "Animação Cultural", disserta acerca da relação entre homem-objeto. Nessa esteira, a narrativa supramencionada exterioriza os dilemas de uma mesa redonda, na qual envia uma carta aos demais objetos com o intuito de convidá-los para uma corporação na intenção de produzir a Declaração dos Direitos Objetivos, cuja finalidade era a refutação pelos ideais de superioridade da humanidade. Dessa forma, o móvel redondo apresenta as nuances da relação dos utensílios com os humanos, na qual, o poder repressivo exercido sob os tais os taxavam como simples  produtos humanos inventados e construídos com o único propósito de servir a humanidade. Em suma, faz-se evidente que o vínculo susodito caracteriza-se, exemplificadamente, como uma relação ecológica, em que os organismos envolvidos são beneficiados com a interação e  a relação entre os indivíduos é obrigatória para a sobrevivência de pelo menos um dos envolvidos, nomeada mutualismo. Portanto, o texto, que dialoga de modo direto à afamada obra literária “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, evidencia que a vivência dos indivíduos não depende dos objetos, no entanto é primordial, sobretudo, na contemporaneidade o uso desses mecanismos para  estudar, pesquisar, trabalhar, uma vez que viver sem o uso de tais ferramentas fundamentais, tornaria a vida do homem mais complexa e até vazia. Para mais, é possível disserta também sobre a tendência, que é pautada pela tecnologia, do objeto se sobressair  aos indivíduos, em razão de que gradativamente a ideia inicial  que o homem comanda a criação está caindo em desuso , pois os objetos estão tomando um espaço progressivo no cotidiano das pessoas e deixando de ser apenas auxiliares em suas vidas.


MARIA EDUARDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica estruturada Gifs animados

Alexssandro Campos  Na animação do Alex somos levados para outro universo, uma verdadeira imersão é como se o espectador chegasse a um novo lugar por contas da mudanças   . A movimentação das imagens aparenta algo pegando fogo dificultando  a percepção de quais fotos foram usadas, fatos esses que ainda não consegui definir como positivos ou negativos  Sara lima Meireles  É possível notar uma possível interação entre as fotos, que é o ponto chave da animação. Apesar de ter amado a criação da Sara senti falta da presença de mais imagens, em razão de que a utilização de somente duas imagens deixou, nesse caso, a animação repetitiva e monótona.

Sintegração sobre conceitos Hertzberger

    Certamente, é possível destacar que a proposta da sintegração, isto é, uma interface que possibilitou que os alunos construíssem um entendimento crítico e coletivo através da propagação ideias em grupo e, posteriormente, na troca de informações nos consecutivos grupos, apresentada em aula , dia 15 de maio, foi uma forma comunitária e  inovadora, para mim, de ampliar meus conhecimentos sobre a obra literária  "Lições de Arquitetura". Primeiramente, ao analisar quatro espaços subutilizados na escola, por meio dinâmica citada, foi possível verificar diferentes aspectos, em que, inicialmente, atentando para o espaço atrás das paredes do bicicletário, no qual estava na rodada como observadora, na temática "forma convidativa; o espaço habitável entre as coisas", pude constatar que os demais alunos presentes assentem sobre o posicionamento das paredes do ambiente, cuja posição labiríntica implica na interferência e no acesso ao local, consequentemente, deixando o mesmo...

Stop Motions Não-Objetos Mágicos

https://www.youtube.com/watch?v=G2cwBIErfj0&feature=youtu.be   No stop-motion, o grupo priorizou uma inteiração do não objeto com uma mão humana. Na medida em que a mão iria fazendo determinados tipos de movimentos e ações, a figura reagiria com luz, mudança de cor e até mesmo mudança de posição, podendo ser vertical ou horizontal.