ANIMAÇÃO CULTURAL
O filósofo Vilém Flusser, um dos pioneiros na compreensão da importância das tecnologias de informação na sociedade, em sua obra "Animação Cultural", disserta acerca da relação entre homem-objeto. Nessa esteira, a narrativa supramencionada exterioriza os dilemas de uma mesa redonda, na qual envia uma carta aos demais objetos com o intuito de convidá-los para uma corporação na intenção de produzir a Declaração dos Direitos Objetivos, cuja finalidade era a refutação pelos ideais de superioridade da humanidade. Dessa forma, o móvel redondo apresenta as nuances da relação dos utensílios com os humanos, na qual, o poder repressivo exercido sob os tais os taxavam como simples produtos humanos inventados e construídos com o único propósito de servir a humanidade. Em suma, faz-se evidente que o vínculo susodito caracteriza-se, exemplificadamente, como uma relação ecológica, em que os organismos envolvidos são beneficiados com a interação e a relação entre os indivíduos é obrigatória para a sobrevivência de pelo menos um dos envolvidos, nomeada mutualismo. Portanto, o texto, que dialoga de modo direto à afamada obra literária “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, evidencia que a vivência dos indivíduos não depende dos objetos, no entanto é primordial, sobretudo, na contemporaneidade o uso desses mecanismos para estudar, pesquisar, trabalhar, uma vez que viver sem o uso de tais ferramentas fundamentais, tornaria a vida do homem mais complexa e até vazia. Para mais, é possível disserta também sobre a tendência, que é pautada pela tecnologia, do objeto se sobressair aos indivíduos, em razão de que gradativamente a ideia inicial que o homem comanda a criação está caindo em desuso , pois os objetos estão tomando um espaço progressivo no cotidiano das pessoas e deixando de ser apenas auxiliares em suas vidas.
MARIA EDUARDA
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