Pular para o conteúdo principal

Parágrafo "dialógico" sobre o texto Animação Cultural

 

                           

                                    ANIMAÇÃO CULTURAL


O filósofo Vilém Flusser, um dos pioneiros na compreensão da importância das tecnologias de informação na sociedade, em sua obra "Animação Cultural", disserta acerca da relação entre homem-objeto. Nessa esteira, a narrativa supramencionada exterioriza os dilemas de uma mesa redonda, na qual envia uma carta aos demais objetos com o intuito de convidá-los para uma corporação na intenção de produzir a Declaração dos Direitos Objetivos, cuja finalidade era a refutação pelos ideais de superioridade da humanidade. Dessa forma, o móvel redondo apresenta as nuances da relação dos utensílios com os humanos, na qual, o poder repressivo exercido sob os tais os taxavam como simples  produtos humanos inventados e construídos com o único propósito de servir a humanidade. Em suma, faz-se evidente que o vínculo susodito caracteriza-se, exemplificadamente, como uma relação ecológica, em que os organismos envolvidos são beneficiados com a interação e  a relação entre os indivíduos é obrigatória para a sobrevivência de pelo menos um dos envolvidos, nomeada mutualismo. Portanto, o texto, que dialoga de modo direto à afamada obra literária “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, evidencia que a vivência dos indivíduos não depende dos objetos, no entanto é primordial, sobretudo, na contemporaneidade o uso desses mecanismos para  estudar, pesquisar, trabalhar, uma vez que viver sem o uso de tais ferramentas fundamentais, tornaria a vida do homem mais complexa e até vazia. Para mais, é possível disserta também sobre a tendência, que é pautada pela tecnologia, do objeto se sobressair  aos indivíduos, em razão de que gradativamente a ideia inicial  que o homem comanda a criação está caindo em desuso , pois os objetos estão tomando um espaço progressivo no cotidiano das pessoas e deixando de ser apenas auxiliares em suas vidas.


MARIA EDUARDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objeto Paramétrico (individual)

  No objeto individual , no qual busquei preservar o objeto paramétrico inicial através da quantidades de faces, o modelo foi modificado para uma forma cilíndrica repartida em quatro secções que foram  unidas por elásticos, para promover uma maior fluidez ao manusear, visto que, na minha idealização o objeto deveria ter escassa resistência e ,assim, o  participante ativo poder moldar o objeto da sua melhor maneira. Para mais, as cores além de cumprir uma função estética, também favorecem a visualização das diferentes formas de montagem.

Caderno técnico individual

  Por meio de uma proposta simples e objetiva, foi realizado um caderno técnico com a presença de particularidades da intervenção como, por exemplo, a textura na parte da frente do caderno que traz como referencia o chão da espaço escolhido, o formato das imagens, a forma de abertura do caderno, em que foi inspirada na verticalidade existente na intervenção. vídeos da manipulação

Desenhos de observação na Praça da Liberdade

MUESEU DAS MINAS E DOS METAIS    Edifício histórico de 1897, o conhecido Prédio Rosa, palco da inauguração da capital Belo Horizonte e das secretarias do Governo de Minas na época, que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em 1977.    EDIFÍCIO NIEMEYER  O edifício Niemeyer, de utilização residencial, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e concluído em 1960, no local onde existia antes o Palacete Dolabela.