Pular para o conteúdo principal

Parágrafo pessoal/crítico sobre discussões IA em aula

Parágrafo sobre os pontos que mais impactaram nas discussões sobre IA e nas referências: A falsa promessa do ChatGPT, O dilema das redes e a Animação cultural.

Inicialmente, faz-se imprescindível analisar a obra literária "A Falsa Promessa do ChatGPT", de Noam Chomsky, Ian Roberts e Jeffrey Watumull, cuja narrativa expõe os dilemas e as limitações vinculadas aos sistemas de inteligência artificial. Segundo os autores, há uma linha tênue entre os benefícios e as desvantagens da manipulação do aprendizado de máquina, na qual, consecutivamente, existe  uma  vultosa revolução tecnológica desde a invenção da luz elétrica, que traça um otimismo, face ao ciberespaço contemporâneo e a degradação da ciência e deterioração da ética ao incorporar na  tecnologia uma concepção fundamentalmente falha de linguagem e de conhecimento. Nesse viés, os softwares, exemplificadamente, como o ChatGPT ; da OpenAI, o Bard; do Google e o Sydney; da Microsoft, coletam uma gama de dados,  com a finalidade de procurar padrões e torna-se gradativamente mais eficientes para gerar respostas estatisticamente prováveis, todavia, a realidade vigente difere do que é divulgado, uma vez que o sistema contém um desacerto de compreensão textual e a propensão à fornecer soluções imprecisas ou ilusórias, visto que os sistemas não detém de uma leal cognição dos sentidos das palavras e das frases. Em suma, é notório uma conexão entre o texto aludido e a obra "Animação Cultural", uma vez que durante a narrativa problemáticas como a tentativa, agora pautada pela tecnologia, do objeto se sobressair  aos indivíduos, já estava em evidência, isto posto, o chatGPT é o arquétipo da investida, majoritariamente, falha, em que as ferramentas de controle estão na tentativa, resistente,  da tomada de um espaço progressivo no cotidiano das pessoas e deixando de ser apenas auxiliares em suas vidas. Portanto, há uma serie de pontos a serem investigados e outros a serem evidenciados, dessa forma é preciso procurar a medida correta para os sistemas de inteligência artificial, visto que diferença entre o remédio e o veneno, como já diziam os antigos, é a dose.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica estruturada Gifs animados

Alexssandro Campos  Na animação do Alex somos levados para outro universo, uma verdadeira imersão é como se o espectador chegasse a um novo lugar por contas da mudanças   . A movimentação das imagens aparenta algo pegando fogo dificultando  a percepção de quais fotos foram usadas, fatos esses que ainda não consegui definir como positivos ou negativos  Sara lima Meireles  É possível notar uma possível interação entre as fotos, que é o ponto chave da animação. Apesar de ter amado a criação da Sara senti falta da presença de mais imagens, em razão de que a utilização de somente duas imagens deixou, nesse caso, a animação repetitiva e monótona.

Sintegração sobre conceitos Hertzberger

    Certamente, é possível destacar que a proposta da sintegração, isto é, uma interface que possibilitou que os alunos construíssem um entendimento crítico e coletivo através da propagação ideias em grupo e, posteriormente, na troca de informações nos consecutivos grupos, apresentada em aula , dia 15 de maio, foi uma forma comunitária e  inovadora, para mim, de ampliar meus conhecimentos sobre a obra literária  "Lições de Arquitetura". Primeiramente, ao analisar quatro espaços subutilizados na escola, por meio dinâmica citada, foi possível verificar diferentes aspectos, em que, inicialmente, atentando para o espaço atrás das paredes do bicicletário, no qual estava na rodada como observadora, na temática "forma convidativa; o espaço habitável entre as coisas", pude constatar que os demais alunos presentes assentem sobre o posicionamento das paredes do ambiente, cuja posição labiríntica implica na interferência e no acesso ao local, consequentemente, deixando o mesmo...

Stop Motions Não-Objetos Mágicos

https://www.youtube.com/watch?v=G2cwBIErfj0&feature=youtu.be   No stop-motion, o grupo priorizou uma inteiração do não objeto com uma mão humana. Na medida em que a mão iria fazendo determinados tipos de movimentos e ações, a figura reagiria com luz, mudança de cor e até mesmo mudança de posição, podendo ser vertical ou horizontal.