Pular para o conteúdo principal

Parágrafo pessoal/crítico sobre discussões IA em aula

Parágrafo sobre os pontos que mais impactaram nas discussões sobre IA e nas referências: A falsa promessa do ChatGPT, O dilema das redes e a Animação cultural.

Inicialmente, faz-se imprescindível analisar a obra literária "A Falsa Promessa do ChatGPT", de Noam Chomsky, Ian Roberts e Jeffrey Watumull, cuja narrativa expõe os dilemas e as limitações vinculadas aos sistemas de inteligência artificial. Segundo os autores, há uma linha tênue entre os benefícios e as desvantagens da manipulação do aprendizado de máquina, na qual, consecutivamente, existe  uma  vultosa revolução tecnológica desde a invenção da luz elétrica, que traça um otimismo, face ao ciberespaço contemporâneo e a degradação da ciência e deterioração da ética ao incorporar na  tecnologia uma concepção fundamentalmente falha de linguagem e de conhecimento. Nesse viés, os softwares, exemplificadamente, como o ChatGPT ; da OpenAI, o Bard; do Google e o Sydney; da Microsoft, coletam uma gama de dados,  com a finalidade de procurar padrões e torna-se gradativamente mais eficientes para gerar respostas estatisticamente prováveis, todavia, a realidade vigente difere do que é divulgado, uma vez que o sistema contém um desacerto de compreensão textual e a propensão à fornecer soluções imprecisas ou ilusórias, visto que os sistemas não detém de uma leal cognição dos sentidos das palavras e das frases. Em suma, é notório uma conexão entre o texto aludido e a obra "Animação Cultural", uma vez que durante a narrativa problemáticas como a tentativa, agora pautada pela tecnologia, do objeto se sobressair  aos indivíduos, já estava em evidência, isto posto, o chatGPT é o arquétipo da investida, majoritariamente, falha, em que as ferramentas de controle estão na tentativa, resistente,  da tomada de um espaço progressivo no cotidiano das pessoas e deixando de ser apenas auxiliares em suas vidas. Portanto, há uma serie de pontos a serem investigados e outros a serem evidenciados, dessa forma é preciso procurar a medida correta para os sistemas de inteligência artificial, visto que diferença entre o remédio e o veneno, como já diziam os antigos, é a dose.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objeto Paramétrico (individual)

  No objeto individual , no qual busquei preservar o objeto paramétrico inicial através da quantidades de faces, o modelo foi modificado para uma forma cilíndrica repartida em quatro secções que foram  unidas por elásticos, para promover uma maior fluidez ao manusear, visto que, na minha idealização o objeto deveria ter escassa resistência e ,assim, o  participante ativo poder moldar o objeto da sua melhor maneira. Para mais, as cores além de cumprir uma função estética, também favorecem a visualização das diferentes formas de montagem.

Caderno técnico individual

  Por meio de uma proposta simples e objetiva, foi realizado um caderno técnico com a presença de particularidades da intervenção como, por exemplo, a textura na parte da frente do caderno que traz como referencia o chão da espaço escolhido, o formato das imagens, a forma de abertura do caderno, em que foi inspirada na verticalidade existente na intervenção. vídeos da manipulação

Desenhos de observação na Praça da Liberdade

MUESEU DAS MINAS E DOS METAIS    Edifício histórico de 1897, o conhecido Prédio Rosa, palco da inauguração da capital Belo Horizonte e das secretarias do Governo de Minas na época, que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em 1977.    EDIFÍCIO NIEMEYER  O edifício Niemeyer, de utilização residencial, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e concluído em 1960, no local onde existia antes o Palacete Dolabela.