Pular para o conteúdo principal

Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau

Relato do MHNJB

A visita ao MHNJB, isto é, Museu de História Natural e Jardim Botânico, inicializou pela reprodução das primeiras cenas do filme “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, cuja parte da história assistida expõe as descobertas e o aprimoramento do osso como ferramenta, na qual a partir da tomada de consciência propiciou o abate de animais, a se alimentar de carne e, inclusive, a derrotar com as armas o grupo rival de macacos que controlava a água. Após, visitamos a  exposição arqueológica, em que por meio da reprodução de quatro sítios arqueológicos de cronologias diversas apresenta a grande diversidade cultural de povos indígenas do Brasil. Além disso, também conhecemos um importante tesouro da arte popular – o Presépio do Pipiripau, que foi criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, curiosamente vô da afamada cantora Anitta,  composto pela sincronização de 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, o presépio conta a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios  faz reviver a significativa tradição católica das festas populares. Em suma, minha primeira aula da disciplina AIA foi certamente uma experiência marcante.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica estruturada Gifs animados

Alexssandro Campos  Na animação do Alex somos levados para outro universo, uma verdadeira imersão é como se o espectador chegasse a um novo lugar por contas da mudanças   . A movimentação das imagens aparenta algo pegando fogo dificultando  a percepção de quais fotos foram usadas, fatos esses que ainda não consegui definir como positivos ou negativos  Sara lima Meireles  É possível notar uma possível interação entre as fotos, que é o ponto chave da animação. Apesar de ter amado a criação da Sara senti falta da presença de mais imagens, em razão de que a utilização de somente duas imagens deixou, nesse caso, a animação repetitiva e monótona.

Sintegração sobre conceitos Hertzberger

    Certamente, é possível destacar que a proposta da sintegração, isto é, uma interface que possibilitou que os alunos construíssem um entendimento crítico e coletivo através da propagação ideias em grupo e, posteriormente, na troca de informações nos consecutivos grupos, apresentada em aula , dia 15 de maio, foi uma forma comunitária e  inovadora, para mim, de ampliar meus conhecimentos sobre a obra literária  "Lições de Arquitetura". Primeiramente, ao analisar quatro espaços subutilizados na escola, por meio dinâmica citada, foi possível verificar diferentes aspectos, em que, inicialmente, atentando para o espaço atrás das paredes do bicicletário, no qual estava na rodada como observadora, na temática "forma convidativa; o espaço habitável entre as coisas", pude constatar que os demais alunos presentes assentem sobre o posicionamento das paredes do ambiente, cuja posição labiríntica implica na interferência e no acesso ao local, consequentemente, deixando o mesmo...

Stop Motions Não-Objetos Mágicos

https://www.youtube.com/watch?v=G2cwBIErfj0&feature=youtu.be   No stop-motion, o grupo priorizou uma inteiração do não objeto com uma mão humana. Na medida em que a mão iria fazendo determinados tipos de movimentos e ações, a figura reagiria com luz, mudança de cor e até mesmo mudança de posição, podendo ser vertical ou horizontal.