Pular para o conteúdo principal

Parágrafo pessoal Filosofia da Caixa Preta (Flusser)

 Certamente, ao discorrer sobre os pontos que mais me impactaram no livro “Filosofia da caixa preta”, do filósofo Checo-brasileiro Vilém Flusser, é indispensável citar a forma harmônica, na qual os dizeres difundidos na década de 80, encaixa-se com ímpeto na contemporaneidade. Nesse sentido, Flusser disserta sobre a nossa relação com as tecnologias, na qual argumenta que, frequentemente, somos dominados por elas, sem percebermos as implicações e consequências disso, fato agravado ainda mais na atualidade . Para mais, ao longo da obra literária, tendo como base a argumentação sobre a filosofia da fotografia, é discutido como compreendemos os novos dispositivos e  as inovações fotográficas, segundo o autor  as pessoas mudaram sua percepção da realidade de mundo com base nas imagens, tornando fundamental criar uma distinção radical e irreconciliável entre o “fotógrafo” e o “funcionário”, em que no primeiro é o indivíduo que  procura inserir na imagem informações imprevistas pelo aparelho fotográfico, enquanto o segundo é a pessoa que brinca com o aparelho e age em função dele. Segundo o autor, as imagens passaram a ocupar a função dos textos, e assim, as pessoas começaram a limitar sua visão de mundo apenas pelas fotos que veem. Em suma, a obra antiga aflora os seguintes questionamentos: como podemos preservar a visão real do mundo e qual a verdadeira função da fotografia, em que principalmente na contemporaneidade  a facilidade de registrar momentos  propiciou o deve de um maior entendimento sobre sua intervenção na realidade do indivíduo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objeto Paramétrico (individual)

  No objeto individual , no qual busquei preservar o objeto paramétrico inicial através da quantidades de faces, o modelo foi modificado para uma forma cilíndrica repartida em quatro secções que foram  unidas por elásticos, para promover uma maior fluidez ao manusear, visto que, na minha idealização o objeto deveria ter escassa resistência e ,assim, o  participante ativo poder moldar o objeto da sua melhor maneira. Para mais, as cores além de cumprir uma função estética, também favorecem a visualização das diferentes formas de montagem.

Caderno técnico individual

  Por meio de uma proposta simples e objetiva, foi realizado um caderno técnico com a presença de particularidades da intervenção como, por exemplo, a textura na parte da frente do caderno que traz como referencia o chão da espaço escolhido, o formato das imagens, a forma de abertura do caderno, em que foi inspirada na verticalidade existente na intervenção. vídeos da manipulação

Desenhos de observação na Praça da Liberdade

MUESEU DAS MINAS E DOS METAIS    Edifício histórico de 1897, o conhecido Prédio Rosa, palco da inauguração da capital Belo Horizonte e das secretarias do Governo de Minas na época, que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em 1977.    EDIFÍCIO NIEMEYER  O edifício Niemeyer, de utilização residencial, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e concluído em 1960, no local onde existia antes o Palacete Dolabela.